quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Endoscopia...quem tem medo??? EU!!!!!!!!!!!


É amanhã o dia da endoscopia, apesar do medo até que estou bem, não estou desesperada. Estou buscando dicas e vou fazer de tudo pra ficar bem calma e logo vai passar rs.

A idéia de que falta ar durante o exame , é errada e sem fundamento, pois o aparelho passa pelo canal da alimentação, deixando livre o canal da respiração que pode ser feita tanto pela boca como pelo nariz.

Atualmente com a tranqüilidade com que são realizados os exames, o conceito da endoscopia digestiva vem mudando gradualmente.

Eis aqui algumas recomendações para a realização do seu exame:

  1. Na hora do exame você deve estar com o estômago vazio. Por isso , não tome café da manhã e , na noite anterior faça apenas um lanche leve antes das 21:00

  2. Fique o mais à vontade possível. Tire as peças de roupa que eventualmente possam incomodá-lo, como gravata e paletó, e caso esteja usando óculos ou dentadura, retire-os também

  3. Você vai receber um medicamento para limpar o seu estômago , facilitando as observação de suas paredes.

  4. Logo depois receberá um spray anestésico na garganta , para facilitar a passagem do endoscópio. Em seguida será sedado com uma injeção endo-venosa para que possa relaxar.

  5. Envite engolir a saliva durante o exame . Apenas deixe o aparelho passar lentamente pela garganta, de acordo com a orientação do médico. Em seguida , respire fundo, mantendo a respiração constante e normal. De maneira alguma o aparelho vai atrapalhar a sua respiração. O aparelho passa pelo canal da alimentação deixando o canal da respiração livre. O exame dura poucos minutos , por isso simplesmente mantenha-se relaxado.

  6. Você ficará com a garganta anestesiada por cerca de 30 minutos. Espere aproximadamente 1 hora antes de tomar líquidos , comer ou fazer gargarejos. Deverá invariavelmente vir acompanhado com alguém que possa levar o carro de volta.

    http://www.gastronet.com.br/endoscop.htm



7 comentários:

  1. Menina,eu não vi nem senti nada.kkkkkkkkkkkkkkk
    e ainda voutei pra casa de ônibus uns 20 minutos depois..rsrs
    Espero q tenha a mesma sorte q eu!
    Tente não ficar nervosa.
    Bjussss.....

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly, relaxa! Eu fiquei em panico tambem, tanto que não conseguia nem conversar com meu marido enquanto eu esperava. Meu medo não era de não respirar, mas das ancias que achei que ia sentir. Mas na hora simplesmente apaguei e não vi nada! Isso que até trocaram a anestesia de mão e eu só vi quando acordei e perguntei porque tinha curativo nas duas mãos... Mas foi bem tranquilo, vai ser pra voce tambem! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Calma querida, é mais fácil que ir ao dentista, vc não sente e não vê nada, é super tranquilo, eu fiz 3 já, e logo logo tem a 4 mais é super normal, vai rir depois que estava com medo, boa sorte, até mais....

    ResponderExcluir
  4. É tranquilo flor, se Deus quiser nao vai sentir nada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. OI AMIGA...
    É MUITO TRANQUILO, PELO MENOS PRA MIM FOI, NUM VI NADA ANTES DURANTE NEM DEPOIS, SÓ FIQUEI GROGUE TIPO CHAPADA, VAI DAR TUDO CERTO , VC VAI VER...

    BJS DA MI

    ResponderExcluir
  6. Oi querida... eu fui sedada, qd acordei já estava em outra sala esperando só o efeito da sedação passar...quem faz é o nosso cirugião, ele faz questão de ver cada estômago antes da cirurgia...dai vai para biópsia e o resultado sai em torno de 20/30 dias.
    Foi tão simples e sem dor ou incômodo algum q farei sem medo algum, toda vez q for necessário.
    Bjsss, fica com Deus

    ResponderExcluir
  7. oi linda
    a endoscopia é mas trankila do q agente pensa...
    vc vai dormir e kando akordar ja acabou...
    boa sorte la
    td dara certo
    beijus

    ResponderExcluir